SOLIDÃO
I
Pois se esta solidão que te visita
Vem ser causa de tanto sofrimento
Se nada mais te alivia o pensamento
Sentido uma sensação esquisita.
Sombra da vida que levou bandida
Que embora não passou de esquecimento
Curtindo coisas que são de momento
Mas que normalmente são esquecidas!
E assim hoje no silêncio do quarto
Sente dor como se fosse dum parto
A gerar dentro de ti uma tristeza.
O tempo agora sendo teu algoz
Te maltrata com falsas gentilezas
Como se fosse desatar teus nós?
II
Como se fosse desatar teus nós
E tudo parecesse diferente
Tanto persiste feito dor frequente
Quando sufoca na garganta a voz.
Porque o destino torna deprimente
Querer alguém que nem olha pra nós
Como se faltasse cães para os trenós
Passando com alguém na nossa frente!
Usando forma de nos provocar
Motivo tão somente de humilhar
Quem tanto se entregou de amor por ti!
Tanto usou e abusou de quem te amava
E a sua perda foi o eu mais sente
Enquanto a tal solidão me abrigava!
III
Enquanto a tal solidão me abrigava
Longe de você morri pouco a pouco
Como registro de amor de alguém louco
Quanto mais me perdia me encontrava
Quanto mais nem sabia que me amava
Mais não foi todavia nem tampouco
Aquilo que era maduro ficou oco
Apodrecendo a fruta que eu gostava
Tendo uma solidão por companheira
Depois de haver-me dito ser besteira
Nosso caso de amor que naufragou
Caso de amor que parecia ser tudo
Mas tal uma folha o vento levou
A buscar razão quanto mais me iludo
IV
A buscar razão no quanto me iludo
E a gente na verdade nem merece
Tudo que a vida de bom oferece
Ou broqueamos como se fosse escudo
Desejar alguém que depois parece
Não mais querer como queria antes
Quando éramos ainda ternos amantes
Tanto quer e deseja e nos esquece!
Bem sabe agora que nos deixou só
E a relação bonita virou pó
Sem que houvesse então chances de voltar.
Você com outra pessoa vive agora
Mas eu mesmo não deixei de te amar
Vivendo a solidão que me devora!
Reviver-MA, em 29 out 19
DO BALANÇA DA REDE
No balanço da rede o sono é bom
E tudo flui melhor do que se pensa
E a nossa vida é menos intensa
Sem haver monotonia nada é vão!
E das coisas que nos fazem muito bem
Surge uma paz que nos eleva tanto
Que na vida nada nos causa espanto
Despreocupado naquele vai e vem...
Se esta rede nos liga ao infinito
Duma margem a outra tudo é bonito
Muito mais perto da mulher amada.
Se meu viver divaga em seu viver
Como se isso bastasse a uma mulher
Viver de brisa, cabana e mais nada!
Bom princípio -Barreirinhas-MA, em 22 out 19
BARREIRINHAS MEU AMOR
Amor meu te namorei em Barreirinhas
Depois nos banhamos no rio Preguiças
Mesmo com timidez duma noviça
Entregou-se fazendo toda minha
Sequer imaginavas que tu vinhas
Caminhando de forma tão faceira
Eu te paquerei dum pé de mangueira
Quando passavas indo pra Tendinha
Encantei-me contigo maranhense
Que preparou-me um suco de açaí*
Se vem qualquer cansaço a gente vence!
Na rede fizemos amor ali
Na plena madrugada de luar
Beleza igual não tem tão singular.
*Juçara, uma fruta típica da região nordestina.
São José de Ribamar-MA, em 19 out 19
DE BACURI AOS BEIJOS TEUS
Fizeste um doce bom de bacuri
Depois a gente foi se conhecendo
O clima maranhense foi envolvendo
O quanto mais me apaixonei por ti
Namoramos na praia de Araçagi
Estando o sol te bronzeando e aquecendo
Curtindo o dia que foi entardecendo
Lugar que nem queria sair dali
Bebendo uma gostosa água de coco
Pois a emoção é muita o tempo é pouco
Pra num dia poder gozar a vida
Na bela ilha do amor do Maranhão
Terra maravilhosa que te vi
Encantei-me com tão bela visão
Tajaçuaba-MA, em 20 out 19
DEIXA-ME TRATAR-TE
Se permitires vou além dos teus recatos
A brincar nas flâmulas dos prazeres
Não me martirize com teus poderes
Deixa-me tratar-te com os meus tatos.
Se possível saber do que preferes
Faço o jogo de ser gato e sapato
Aceito com gentileza os maltratos
Me sujeito aos caprichos das mulheres!
Não sou dominador sou dominado
Quando aprendi tal um boi que é marcado
Sabendo dar e receber amor...
Da carne que tu mordes mordo a tua
Você toda fogosa se insinua
Aplacando a gama do teu furor!
São José de Ribamar-MA, em 19 out 19
APENAS BIBELÔ
Se na vida mando nos doamos tanto
Porque a pessoa amada nos maltrata?
Vindo arrumar logo outra e nos destrata
Se tal indiferença causa espanto.
Depois de tantas juras insensatas
Vê-se logo que ninguém é tão santo
Sem dó e piedade nos leva aos prantos
Se dizendo não mais enamorada!
E cai por terra a entrega por amor
Como se não valesse nossa entrega
Na relação furada que nos cega?
O tempo passa e a rotina se instala
O que era bom demais vira favor
E a gente parece um sofá na sala.
Vinhas-MA, em 18 out 19
DELÍRIOS PLENOS
Tivemos nos extremos da paixão
Sua boca extensão da minha boca
Você urrava loba feito louca
Delírios plenos de satisfação!
Como se em ti habitasse um vulcão
A chama ardente me desarvorou
Sem de fato saber como ando e estou
Para fugir de doce tentação?
Quero-te bem mais do que se imagina
Afeita a uma entrega verdadeira
Sem achar nosso caso ser besteira
Amar não é mapa que se examina
É chance de fazer alguém feliz
ser leal a quase tudo que se diz!
Vinhais-MA, em 18 out 19
BOAS LEMBRANÇAS
Meus braços não sentem tua presença
pra pensar em ti abraço o travesseiro
desejando envolver teu corpo inteiro
quanto mais sinto tanta ausência
Esta música que ouço me acalenta
das canções que trazem boas lembranças
por alimentar tantas esperanças
dando força praquilo que sustenta
Um dia foi embora da minha vida
deveras levando esse ar que respiro
agindo assim de forma tão bandida
roubando a fé de tanto te querer
pela injustiça de que me refiro
me amou bastante pra fazer sofrer?
Reviver-MA, em 17 out 19
A AEROMOÇA QUE SALVOU O POETA
Pleno voo pra São Luís do Maranhão
então a caneta do poeta falha
certo que tal fato não atrapalha
sequer impeça plena inspiração
Caneta falha ao atingir aos céus
de pouca tinta já não tem remédio
em pouco tempo a instauração do tédio
preocupações debaixo do chapéu
Este poeta se dirige a aeromoça
de início ela estranha do que ele quer
mas logo sua expressão se remoça
lhe entrega a caneta e pede uma poesia
pedido que faria toda mulher
que no próprio voo noite virou dia
Pleno voo, Rio-São Luís em 17 out 19
MELHOR CASAR
Talvez melhor casar do que pecar
fazer tudo certinho nos conformes
sonhos alimentam quando se dorme
e se torna realidade ao acordar
meu bem é muito boa nossa transa
se a captura do tempo nos enlaça
talvez depois de tudo perca a graça
quanto mais o sinal a gente avança
vamos voltar àquela moda antiga
sei que não parecia ser tão careta
mesmo que muita gente já nem liga
oh casemos que a gente assim se acerta
o tempo revela nossos mistérios
talvez casar seja o melhor remédio
Pleno voo, Rio-São Luís em 17 out 19