Apolenário Portugal

Apolenário Portugal

n. 1990 MZ MZ

Psicólogo, Psicoterapeuta, Professor, Palestrante Motivacional e Escritor Moçambicano de Gênero Literário Lírico e de Auto-Ajuda.

n. 1990-03-14, Nampula-Monapo

Perfil
481 Visualizações

Estude muito e vire narcisista

Neste texto irei falar, de um tema muito importante na actualidade. E a ideia que norteia o texto, é o reflexo de certos comportamentos que tenho notado, em algumas pessoas estudadas "académicas".

E onde mais me preocupa até chegar o ponto de escrever este texto, é a mudança de comportamento de certas pessoas, a pois a conclusão dos cursos superiores.

Mas antes de aprofundarmos sobre o tema que norteia o texto, deixe-me conceituar o Narcisismo.

Talvez alguns leitores já ouviram falar, e outros não.

Narcisismo é um transtorno de personalidade, em que o indivíduo desenvolve comportamentos de auto estima, fora do normal.

E necessidade
excessiva de admiração, falta de empatia, arrogância, e sentimentos de superioridade.

Na minha análise, tenho notado alguns comportamentos similares ao Narcisismo, em algumas pessoas conhecidas, que hoje são: Licenciadas, Especialistas, Mestres e Doutores.

Talvez esteja enganado, mas academia é um local em que ajuda o indivíduo na mudança de comportamento, num sentido positivo, compreendendo o mundo duma boa forma, respeitando as pessoas na sua generalidade. E garantindo boas interacções sociais com todos, e com todas pessoas, sem nenhuma restrição.

Um académico, é o espelho, é uma inspiração em termos de comportamento perante a sociedade. Que concerne ao respeito mutuo, humildade, honestidade, consideração e valorização ao próximo.

Mas o que tenho visto actualmente, é diferente disso.

Meu caro, mude desse comportamento, não é forma certa que um académica deve se comportar.

Se não consegues, é urgente que procures num profissional de saúde mental, ele irá te ajudar.
Ler poema completo
Biografia
APOLENÁRIO HIPÓLITO SALAZAR PORTUGAL, pseudónimo de Apolenário Portugal, nasceu em Nampula, Monapo aos 14 de março de 1990, é um psicólogo, psicoterapeuta, professor, palestrante motivacional e escritor moçambicano. Primogênito filho de Salazar Portugal, biólogo, enfermeiro e docente, e Anifa António Ali, professora de matemática.

Apolenário Portugal é pai de dois (2) filhos, Salazar Portugal Neto e Melânia Apolenário Portugal. É docente de Psicologia e Ética e Deontologia Profissional em diferentes cursos, é Formador na área de Micro Finanças.

Graduado em Psicologia pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), Pós-Graduado Latu Sensu em Psicologia e Saúde Mental, pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB), Especialista em Psicologia Clínica pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB), Especialista em Psicologia Aplicada á Reabilitação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRGS), Pós graduado em Bioética pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), formado em Neuropedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e formado em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).




















Poemas

5

A comunidade é a minha paixão, e a união faz a força.

Queres chegar no ponto mais alto da montanha? Então envolva as pessoas mais experientes na sua caminhada. Aceite opiniões alheias, e permita-se crescer com elas.

Respeite as pessoas, seja humilde e honesto. Mas para que os seus objectivos se tornem em realidade, dependem da sua determinação.
30

Quando se tem conhecimento, se pensa melhor que os outros

Quem tem conhecimento, tem tudo para alcançar o sucesso. Quem tem conhecimento, as oportunidades não tem fronteiras.

Tenha paciência, deixe as coisas acontecerem com toda naturalidade.

Nunca se esqueça, por mais que as coisas, estejam a demorar. Isso é uma questão de tempo, não desista dos seus sonhos, vá em frente sem perder de vista, o seu foco e determinação.

Na hora certa, e no momento certo as coisas começam acontecer.
82

Ninguém nasce para ser um sucesso.

Ninguém nasce para ser um sucesso, todos nós nascemos iguais, prematuros e sem nada.

Por isso, não inveje e nem deseje o mal, a quem alcançou o sucesso. Confie em você, não subestime as suas capacidades, e nem as do outro. Defina metas, desenhe a sua estratégia e vá a luta.

Não perca o seu foco e determinação para o alcance dos seus objectivos.

Se demorou alcançar, não desista, vá em frente. Não queira ganhar a vida de imediato, tenha paciência, cada um tem o seu tempo.

E você que já é um sucesso, nunca se esqueça, que isto é vez, vez. Não humilhe a ninguém, não se sinta superior que ninguém. Você é apenas diferente.
77

Não temos como chorar, e não temos como sorrir

Infelizmente estes são tempos difíceis para todos nós. A humanidade esta atravessando um momento incerto, em que precisamos evitar no máximo de ir as ruas, de modo a garantir o controle da pandemia da (Covid-19).

Não se sabe quanto tempo isto irá durar, mas não podemos deixar o medo dominar as nossas mentes.

Já é o tempo de ter a esperança, e de acreditar que dias melhores virão. Enquanto estamos a espera das vacinas que sirvam de antídoto da (Covid-19), vamos buscar encontrar no nosso lar, aquele canto que escolhemos como nosso, um conforto e uma segurança.

É hora de ligarmos para as pessoas que amamos, e lembrá-las constantemente do quanto as admiramos, e de como elas são importantes para nós, e que todas se cuidem.

Logo, tudo isto estará no passado, e fará parte de uma história vivida pelas nossas gerações.

Meus caros, viver significa lutar. A força mais potente do universo é a fé.

Penso que a fé é a extensão do espírito. É a chave que abre a porta do impossível.

Charles Chaplin dizia, que em tempos difíceis, cada um expressa seus sentimentos como consegue.

A nós, cabe aceitar e compreender. Que deixemos de lado as desavenças e tornemos, com o amor, mais fáceis os dias.

Abra os olhos, observe o horizonte e veja a fé. É tempo de acreditar que tudo vai passar.
94

Estude muito e vire narcisista

Neste texto irei falar, de um tema muito importante na actualidade. E a ideia que norteia o texto, é o reflexo de certos comportamentos que tenho notado, em algumas pessoas estudadas "académicas".

E onde mais me preocupa até chegar o ponto de escrever este texto, é a mudança de comportamento de certas pessoas, a pois a conclusão dos cursos superiores.

Mas antes de aprofundarmos sobre o tema que norteia o texto, deixe-me conceituar o Narcisismo.

Talvez alguns leitores já ouviram falar, e outros não.

Narcisismo é um transtorno de personalidade, em que o indivíduo desenvolve comportamentos de auto estima, fora do normal.

E necessidade
excessiva de admiração, falta de empatia, arrogância, e sentimentos de superioridade.

Na minha análise, tenho notado alguns comportamentos similares ao Narcisismo, em algumas pessoas conhecidas, que hoje são: Licenciadas, Especialistas, Mestres e Doutores.

Talvez esteja enganado, mas academia é um local em que ajuda o indivíduo na mudança de comportamento, num sentido positivo, compreendendo o mundo duma boa forma, respeitando as pessoas na sua generalidade. E garantindo boas interacções sociais com todos, e com todas pessoas, sem nenhuma restrição.

Um académico, é o espelho, é uma inspiração em termos de comportamento perante a sociedade. Que concerne ao respeito mutuo, humildade, honestidade, consideração e valorização ao próximo.

Mas o que tenho visto actualmente, é diferente disso.

Meu caro, mude desse comportamento, não é forma certa que um académica deve se comportar.

Se não consegues, é urgente que procures num profissional de saúde mental, ele irá te ajudar.
104

Comentários (0)

Partilhar
Iniciar sessão para publicar um comentário.

Ainda não há comentários. Sê o primeiro a comentar.