geraldojr

geraldojr

Perfil
301 Visualizações

ESTRELA AMIGA


Estudando,
Trabalhando,
Faltando poucos meses
Para o novo...,
Mais um fim de ano.
Dia primeiro já está começando,
Minha vida ficando e eu passando...

--- Quem é meu amigo
Quando estou sozinho
Trabalhando...
Longe do meu ninho
Em aula...
Dentro das salas
Da Biblioteca; Da Informática
No Comércio,
Na Rua e Na Moradia,
Absorvendo e não sentindo,
Ouvindo e não escutando,
Procurando e não encontrando,
Tudo, desentendido, 
Deitando e não dormindo,
Precisando de Carinho?

--- É a estrela !!!!!
Meu companheiro, companheira;
O computador meu Professor,
O livro meu cônjugue,
A música, Eu mesmo, meu amor.

Em todos esses momentos, 
A conveniência faz os "amigos",
Estes desfazem os seres humanos.
Assim, sobra-se só objetos.
Prefiro como amiga-companheiros:
--- A ESTRELA! A MÚSICA, 
O COMPUTADOR E MEUS LIVROS!
Não por preferência única,
Mas por falta de opção.
Entre Seres Máquina e Objetos, 
Qual a Alternativa?

Encarar meus erros,
A mudança é árdua
Mais difícil a transformação.
Só não imaginava, nesse mundo,
O quanto
É fálcil
Fingir ser irmão;
Atacar pelas costas
E sorrir a maldição.

--- Prefiro você, Solidão!

Quando a idade chega,
A terra cresce...
Segura-me com suas mãos
Faz da sua essência o meu pão;
O soro de cada dia...
Me ilumina com sua energia;
É colírio da minha visão
Relaxante da alma na mão,
Das lágrimas secas, calmantes,
Apagadores da ilusão.

Vejo...
Que tenho uma opção
Luz - no fim do túnel -

--- É o brilho da escuridão!

Opção única da minha vida
Não há Como...

--- A SAÍDA É CAMINHAR....




(Autor: Geraldo Jr.)

G.B.Jr ( 1999, UNESP-Assis )
Ler poema completo

Poemas

7

Pra suportar a REALIDADE

Pra suportar esta realidade
Vivo-a realizando poesias 
Ou escrevendo nada

Renovando velhas realidades 

Mais reais que o original
Mais novas que o real
Sentimento profundo,  superficial

Irreais do Real 

Chatas, feias, incompreensíveis, repetitivas...
De Dor, Tristeza, amargura, sofrimento, 
Decepções, Paixão, Sonhos, Alegrias... 

Esperança!

Tentando a junção do que ainda não chegou e já se foi
Amor da vida dividida e partida...


G.B.Jr
41

Destino e Interação

Opinião/Reflexão:

   Não acredito em destino, apesar de estarmos fadado a ele por pura alienação cultural.
   Nossas limitações são construídas por nós mesmos, através de nossas relações com o meio, com os outros. E também são delas, sejam causas ou consequências, relações ou limitações, que superamo-nos, tanto individual e socialmente.





(Autor: Geraldo Jr.)

G.B.Jr ( 2004, Echaporã )
40

ESTRELA AMIGA


Estudando,
Trabalhando,
Faltando poucos meses
Para o novo...,
Mais um fim de ano.
Dia primeiro já está começando,
Minha vida ficando e eu passando...

--- Quem é meu amigo
Quando estou sozinho
Trabalhando...
Longe do meu ninho
Em aula...
Dentro das salas
Da Biblioteca; Da Informática
No Comércio,
Na Rua e Na Moradia,
Absorvendo e não sentindo,
Ouvindo e não escutando,
Procurando e não encontrando,
Tudo, desentendido, 
Deitando e não dormindo,
Precisando de Carinho?

--- É a estrela !!!!!
Meu companheiro, companheira;
O computador meu Professor,
O livro meu cônjugue,
A música, Eu mesmo, meu amor.

Em todos esses momentos, 
A conveniência faz os "amigos",
Estes desfazem os seres humanos.
Assim, sobra-se só objetos.
Prefiro como amiga-companheiros:
--- A ESTRELA! A MÚSICA, 
O COMPUTADOR E MEUS LIVROS!
Não por preferência única,
Mas por falta de opção.
Entre Seres Máquina e Objetos, 
Qual a Alternativa?

Encarar meus erros,
A mudança é árdua
Mais difícil a transformação.
Só não imaginava, nesse mundo,
O quanto
É fálcil
Fingir ser irmão;
Atacar pelas costas
E sorrir a maldição.

--- Prefiro você, Solidão!

Quando a idade chega,
A terra cresce...
Segura-me com suas mãos
Faz da sua essência o meu pão;
O soro de cada dia...
Me ilumina com sua energia;
É colírio da minha visão
Relaxante da alma na mão,
Das lágrimas secas, calmantes,
Apagadores da ilusão.

Vejo...
Que tenho uma opção
Luz - no fim do túnel -

--- É o brilho da escuridão!

Opção única da minha vida
Não há Como...

--- A SAÍDA É CAMINHAR....




(Autor: Geraldo Jr.)

G.B.Jr ( 1999, UNESP-Assis )
43

ÉPOCA pra VIVER

A vida é bela como a tela
Assistida e sonhada é formosura
Vivida e pensada nos desmantela
A vida é alegria, é loucura

Amor é o tema dela
Homem-Mulher sua criatura
Personagens de Deus e Diabo na terra
São paradoxo do Bem-Mal em miniatura

A vida é intolerante
Mata quem a`ma
E não aceita amante

Vida, tempo discrepante
Época decrescente
Maldita época vivente

Do ente servil

Exclusão, depressão
Surto e Morte
Sempre um aliviador
Bebida, Igreja, Fumo
Livro, Sexo, Televisor...

Época,
Agora do computa-dor
Era de Deus, 
Sou sem ninguém.

Mundo Burguês
Mundo sem vez:

Hora de comer
Hora de dormir
Hora de acordar
Hora de sorrir
Lugar pra cagar
Lugar pra cuspir
Lugar pra roubar
Lugar pra servir

Tempo,
Marcador e Agitação
Doenças,
Loucura, Derrame
Marcapaço
AIDS
Pandemia
Tudo em descompaço
Morte...
...Montante
Vida...
...Insignificante
(Autor: Geraldo Jr.)


G.B.Jr
51

Olhos que havia

Outrora eu vi o Sol
Brilho de Maria
Céu azul
Quase verde
Dos olhos que a via
 
Ontem, Hoje, um dia...
Ouvi bater na porta
Meus Deus! Será Maria?
Era construção
Na casa da vizinha
 
Noite chegando, sozinho 
Não tem mais cigarro
Não tem mais abraço
Nem tem mais vinho
 
No travesseiro 
Onde a via 
Ainda há perfume
Em toda cama vislumbre
Não há mais cheiro

Que havia...
 
(Autor: Geraldo Jr.)
 
G.B.Jr
47

Aroma do Amor

O Perfume que te dei
Não paga um só
Dos cheiros únicos
Que ganhei

Sou capaz de qualquer estupidez
comprar, endividar, roubar
Todos perfumes do mundo
Para sentir teu cheiro
Apenas mais uma vez

(Autor: Geraldo Jr.)

G.B.Jr
37

Sextou e Passou

Como é a vida
De repente
Nos dá alegria
E num piscar
Tira...
Já não é mais o dia
 
Faz-nos acreditar,
Sonhar
Abrindo portas infinitas
Para em seguida findar
Passou...
 
Sexta-feira passada
Eu quase acreditei na vida
Na vida vivenciada
Que pensei ter vivida
 
Felicidade! Sonhava de alegria
No dia...

Hoje, sexta-feira outra vez
Não vivencio a vida
Vivo apenas escrevendo
 
Condenados pensamentos, o que chorei
 
Um dia...
Quem sabe um dia
Que não haja mais dias
Nem mesmo de alegria
 
Pondo fim assim
Nenhuma mais sexta-feira
 
De amargura e tristezas
Nem más alegrias
Nenhum dia...

Definitivamente Talvez

 (Autor: Geraldo Jr.)

G.B.Jr (22/10/21)
46

Comentários (0)

Partilhar
Iniciar sessão para publicar um comentário.

Ainda não há comentários. Sê o primeiro a comentar.