dantenegro

dantenegro

Perfil
1 426 Visualizações

DOS LÁBIOS DE MEL

à musa Edilene

 

Fui preso com os tentáculos dos seus braços

fiquei enlaçado de maneira envolvente

doutras mulheres sei que foste diferente

seu jeito de amar me levou pelos espaços!

E, por onde eu passava percebia seus traços

em cada lugar tinha uma história da gente

tinha na minha roupa o perfume abrangente

como tintas frescas das telas de Picasso!

Teus lábios tão doces como eram de Iracema

que são lábios da boca dos beijos de mel

não vale que eu faça só um... mas dez mil poemas!

Morena da terra onde canta o sabiá

te conquistei aqui... mas eu tive que ir lá

também amar você debaixo do teu céu!

Ler poema completo

Poemas

31

DELÍRIOS PLENOS



 

Tivemos nos extremos da paixão

Sua boca extensão da minha boca

Você urrava loba feito louca

Delírios plenos de satisfação!

 

Como se em ti habitasse um vulcão

A chama ardente me desarvorou

Sem de fato saber como ando e estou

Para fugir de doce tentação?

 

Quero-te bem mais do que se imagina

Afeita a uma entrega verdadeira

Sem achar nosso caso ser besteira

 

Amar não é mapa que se examina

É chance de fazer alguém feliz

ser  leal a quase tudo que se diz!

 

 Vinhais-MA, em 18 out 19

 

 

 

 

 

 

 

65

DAS AMARGAS PROVAS

Venceste amor amargas provas

Sabendo que nenhum contentamento

Possa aliviar nosso pensamento

Daquela relação que não renova

 

Mas se de fato alguém que nos reprova

Vale a causa de tristeza e sofrimento

da necessidade dum só momento

Consentir que desventura se aprova

 

Não cabe alimentar uma ilusão

Achar-se feliz na infelicidade

Achar-se amada (o) na separação

 

Assim se esta boca que não te beija

Te pragueja por pura maldade

Não se humilha por quem não se deseja

 

 

Rio, 31/10/2019

 

 

 

 

 

54

DE BACURI AOS BEIJOS TEUS



 

Fizeste um doce bom de bacuri

Depois a gente foi se conhecendo

O clima maranhense foi envolvendo

O quanto mais me apaixonei por ti

 

Namoramos na praia de Araçagi

Estando o sol te bronzeando e aquecendo

Curtindo o dia que foi entardecendo

Lugar que nem queria sair dali

 

Bebendo uma gostosa água de coco 

Pois a emoção é muita o tempo é pouco

Pra num dia poder gozar a vida

 

Na bela ilha do amor do Maranhão

Terra maravilhosa que te vi

Encantei-me com tão bela visão

 

 

Tajaçuaba-MA, em 20 out 19

 

 

 

 

 

 

 

 

70

DO BALANÇA DA REDE



 

No balanço da rede o sono é bom

E tudo flui melhor do que se pensa

E a nossa vida é menos intensa

Sem haver monotonia nada é vão!

 

E das coisas que nos fazem muito bem

Surge uma paz que nos eleva tanto

Que na vida nada nos causa espanto

Despreocupado naquele vai e vem...

 

Se esta rede nos liga ao infinito

Duma margem a outra tudo é bonito

Muito mais perto da mulher amada.

 

Se meu viver divaga em seu viver

Como se isso bastasse a uma mulher

Viver de brisa, cabana e mais nada!

 

Bom princípio -Barreirinhas-MA, em 22 out 19

 

 

 

 

 

54

SOLIDÃO



 

I

Pois se esta solidão que te visita

Vem ser causa de tanto sofrimento

Se nada mais te alivia o pensamento

Sentido uma sensação esquisita.

 

Sombra da vida que levou bandida

Que embora não passou de esquecimento

Curtindo coisas que são de momento

Mas que normalmente são esquecidas!

 

E assim hoje no silêncio do quarto

Sente dor como se fosse dum parto

A gerar dentro de ti uma tristeza.

 

O tempo agora sendo teu algoz

Te maltrata com falsas gentilezas

Como se fosse desatar teus nós?

 II

 

Como se fosse desatar teus nós

E tudo parecesse diferente

Tanto persiste feito dor frequente

Quando sufoca na garganta a voz.

 

Porque o destino torna deprimente

Querer alguém que nem olha pra nós

Como se faltasse cães para os trenós

Passando com alguém na nossa frente!

 

Usando forma de nos provocar

Motivo tão somente de humilhar

Quem tanto se entregou de amor por ti!

 

Tanto usou e abusou de quem te amava

E a sua perda foi o eu mais sente

Enquanto a tal solidão me abrigava!

 III

 

Enquanto a tal solidão me abrigava

Longe de você morri pouco a pouco

Como registro de amor de alguém louco

Quanto mais me perdia me encontrava

 

Quanto mais nem sabia que me amava

Mais não foi todavia nem tampouco

Aquilo que era maduro ficou oco

Apodrecendo a fruta que eu gostava

 

Tendo uma solidão por companheira

Depois de haver-me dito ser besteira

Nosso caso de amor que naufragou

 

Caso de amor que parecia ser tudo

Mas tal uma folha o vento levou

A buscar razão quanto mais me iludo

 
IV

 

A buscar razão no quanto me iludo

E a gente na verdade nem merece

Tudo que a vida de bom oferece

Ou broqueamos como se fosse escudo

 

Desejar alguém que depois parece

Não mais querer como queria antes

Quando éramos ainda ternos amantes

Tanto quer e deseja e nos esquece!

 

Bem sabe agora que nos deixou só

E a relação bonita virou pó

Sem que houvesse então chances de voltar.

 

Você com outra pessoa vive agora

Mas eu mesmo não deixei de te amar

Vivendo a solidão que me devora!

 

 

Reviver-MA, em 29 out 19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

61

BOAS LEMBRANÇAS




 

Meus braços não sentem tua presença

pra pensar em ti abraço o travesseiro

desejando envolver teu corpo inteiro

quanto mais sinto tanta ausência

 

Esta música que ouço me acalenta

das canções que trazem boas lembranças

por alimentar tantas esperanças

dando força praquilo que sustenta

 

Um dia foi embora da minha vida

deveras levando esse ar que respiro

agindo assim de forma tão bandida

 

roubando a fé de tanto te querer

pela injustiça de que me refiro

me amou bastante pra fazer sofrer?

 

 Reviver-MA, em 17 out 19

 

 

 

 

 

 

60

COLHI PRIMORES



 

Na fina flor de ti colhi primores

Era o desejo a antevisão saudável

De um eterno destino memorável

Provei do sapoti dos teus sabores

 

Que delícia embora pude provar

Num doce sortilégio de prazer

Dessas chances que temos de se amar

Em tempos de esperança e de viver

 

Delírios tropicais nos arrefece

Dos beijos trocados ninguém esquece

Nem as fantasias de fazer amor

 

Meu bem te vi nos sonhos imprecisos

Foste aquela que me tirou o juízo

Mas no final não passou de um sonho

 

 

 

Pleno voo, Rio-São Luís em 17 out 19

 

60

BARREIRINHAS MEU AMOR



 

Amor meu te namorei em Barreirinhas

Depois nos banhamos no rio Preguiças

Mesmo com timidez duma noviça

Entregou-se fazendo toda minha

 

Sequer imaginavas que tu vinhas

Caminhando de forma tão faceira

Eu te paquerei dum pé de mangueira

Quando passavas indo pra Tendinha

 

Encantei-me contigo maranhense

Que preparou-me um suco de açaí*

Se vem qualquer cansaço a gente vence!

 

Na rede fizemos amor ali

Na plena madrugada de luar

Beleza igual não tem tão singular.

 

 

*Juçara, uma  fruta típica da região nordestina.

 

São José de Ribamar-MA, em 19 out 19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

74

DEIXA-ME TRATAR-TE



 

Se permitires vou além dos teus recatos

A brincar nas flâmulas dos prazeres

Não me martirize com teus poderes

Deixa-me tratar-te com os meus tatos.

 

Se possível saber do que preferes

Faço o jogo de ser gato e sapato

Aceito com gentileza os maltratos

Me sujeito aos caprichos das mulheres!

 

Não sou dominador sou dominado

Quando aprendi tal um boi que é marcado

Sabendo dar e receber amor...

 

Da carne que tu mordes mordo a tua

Você toda fogosa se insinua

Aplacando a gama do teu furor!

 

 

São José de Ribamar-MA, em 19 out 19

 

 

 

 

 

67

MELHOR CASAR



 

Talvez melhor casar do que pecar

fazer tudo certinho nos conformes

sonhos alimentam quando se dorme

e se torna realidade ao acordar

 

meu bem é muito boa nossa transa

se a captura do tempo nos enlaça

talvez depois de tudo perca a graça

quanto mais o sinal a gente avança

 

vamos voltar àquela moda antiga

sei que não parecia ser tão careta

mesmo que muita gente já nem liga

oh casemos que a gente assim se acerta

 

o tempo revela nossos mistérios

talvez casar seja o melhor remédio

 

 

Pleno voo, Rio-São Luís em 17 out 19

 

 

 

 

 

 

65

Comentários (0)

Partilhar
Iniciar sessão para publicar um comentário.

Ainda não há comentários. Sê o primeiro a comentar.