Renan Gotardo Filipe

Renan Gotardo Filipe

n. 1985 BR BR

n. 1985-04-29, Colatina-ES

Perfil
581 Visualizações

Para ser um bom amigo

Para  ser um bom amigo
É preciso entender de gente
Para saber que por trás de um sorriso
Pode haver uma alma doente.

Para ser um bom amigo
Não se deve olhar os sapatos velhos
Nem para a camisa encardida
Antes é preciso ser bom em conselhos.

Para ser um bom amigo
Tem que ter peito para enfrentar a dor
Mesmo que não seja a sua
Mas a do seu próximo, por amor.

Para ser um bom amigo
É necessário abdicação
É às vezes esquecer de ti
Para viver pelo  seu irmão.
Ler poema completo

Poemas

6

Para ser um bom amigo

Para  ser um bom amigo
É preciso entender de gente
Para saber que por trás de um sorriso
Pode haver uma alma doente.

Para ser um bom amigo
Não se deve olhar os sapatos velhos
Nem para a camisa encardida
Antes é preciso ser bom em conselhos.

Para ser um bom amigo
Tem que ter peito para enfrentar a dor
Mesmo que não seja a sua
Mas a do seu próximo, por amor.

Para ser um bom amigo
É necessário abdicação
É às vezes esquecer de ti
Para viver pelo  seu irmão.
64

Apelo sincero



Faço-te mais um apelo sincero,
Para que não voltes aqui, jamais!
Somente a distância de ti eu quero,
Antes que ,de tudo, eu volte atrás.
 
Sofri e ei de sofrer ainda mais,
Mas antes eu ferido do que morto.
Chorarei as lágrimas lá no cais,
Brindando o fim do nosso amor, no porto.
 
Quero felicidade a ti também,
Que a mesma a ti também faça sorrir,
Mesmo que se aventure com o estranho.
 
Tu bem sabes que nem tudo convém,
Se estou partindo,  deixe-me partir,
A despedida limpa como o banho.
195

Reflexão


Hoje, eu procurei uma foto sua e não encontreiTentei escrever um poema e não consegui
Busquei lembrar o seu toque , a mente falhou
Tentei te ligar, a ligação caiu.
Seria irônico se não fosse trágico.

Meia-noite eu me pego ainda acordado
Contando as horas para o dia nascer
Buscando respostas , de não sei o quê
Desafiando meu corpo, suportando a saudade
E o tempo antagônico roubando você.

Ao pensar na vida, sem muita pretensão
Eu chego , admirado, à uma conclusão
Conheci-te no momento certo
Foi como deveria ser, bonito demais
Por mais que não pareça ser.

Sei que após o choro vem riso também 
Que nem tudo na vida é para nos ferir
Que os planos de Deus vão muito mais além
Que o tempo, talvez, não queira separar
Mas provar o quanto de amor se tem.
25

Os amantes

Os amantes quase sempre são iguais
Só diferem no grau de caretice
É a mesma conversa mole ao telefone
A mesma crise de ciúmes se motivos

Os amantes são o que há de mais baixo
Eles estão acima da linha do ridículo
Amam com tanta força que nos comove a sua dor
Mas são capazes de odiar à altura.

Ser ou não ser não é mais a questão
Eis que  amar ou odiar tomou este lugar
Pois, se amas muito, sofres bastante
Se és odiado, sofres também.

Na intenção de não correres o risco 
É melhor saberes onde pisas
E olhares para os dois lados desta via
Pois os amantes quase sempre são iguais.
60

O mais belo amor do mundo

O mais belo amor do mundo é singular
É compressivo, não é antagônico, sabe esperar
Não aprisiona, não sufoca, resgata
É o elo perfeito, vale mais que o ouro e a prata.


O mais belo amor do mundo é despreocupado
Resiste ao tempo e não vive ansiado
É o resultado da troca de olhares sinceros
É plenitude, é perfeição, é esmero.


O mais belo amor do mundo é de Deus a resposta
Para dois corações angustiados, a certeza
De que ele é o que há de mais profundo.


Acontece sem que coisa alguma seja imposta
É sentimento expresso em suma pureza
É assim o mais belo amor do mundo.
49

Menino de rua

Menino de rua
 
Aqui vou eu.
Franzino, com os pés descalços no chão
As vezes sorrindo, às vezes chorando,
Sou, sim, senhor! movido à emoção.

Não me olhe assim, com olhar penoso,
Como quem acordou em dia chuvoso.
Apesar do meu pequeno porte, de não ser muito forte,
Meu coração é bondoso.

Sim, esse sou eu. Um pedaço de gente,
Com um pouco que tenho, já fico contente.
Não penso no passado, não sei do futuro
Mas vivo o presente

Sim! Esse aí sou eu!
Do futuro esperança,
Sou apenas criança,
uma bênção de Deus!


Renan Gotardo Filipe

124

Comentários (0)

Partilhar
Iniciar sessão para publicar um comentário.

Ainda não há comentários. Sê o primeiro a comentar.